09/04/2015

CIVA (Centro de Investigação da Vida Alheia)




1 - O Lar Santa Isabel em Gaia que tem por finalidade cuidar de idosos e olhar pelas suas condições de vida, está transformado em vaidades e protagonismo de uns poucos.
2 - Durante 9 anos o Lar Santa Isabel teve a presidi-lo Fernando Vieira ex-presidente da Junta de Mafamude. Desde Dezembro de 2013 está à frente dos seus destinos Jorge Oliveira
3 - As suas Assembleias nem sempre decorrem com elevação democrática e existe um complot para utilizar a Instituição e não para a servir.
4 - Um qualquer lar de idosos, como o Lar Santa Isabel existe para cuidar de idosos, dar-lhes uma vida digna e alguma qualidade de vida. Não existe para outros fins.
5 - As pessoas ainda não se aperceberam que qualquer Instituição é das pessoas e existe para resolver os problemas das pessoas. Um Instituição não existe para refúgio de derrotados ou trampolim político.
6 - Acho piada quando tenho um convidado no Clube dos Pensadores, determinadas pessoas acercam-se de mim para me dizerem que o conhecem e são próximas dessa pessoa. Assim aconteceu com a presença de António Costa. Eu já percebi porque o fazem. Primeiro, para eu não pensar que sou importante por ter uma figura deste protagonismo, segundo não toleram e não aceitam que realmente António Costa tenha estado no Clube pelo que ele representa e por Joaquim Jorge.
7- Albino Almeida há tempos solicitou um encontro com Joaquim Jorge (estou a divulgar publicamente porque foi-me dito que era institucional e não particular, de outro modo não o faria). Pela troca  de ideias e diálogo construtivo, mostra atenção, preocupação e capacidade de leitura do que é importante para Gaia.  Como diz o provérbio , « da discussão nasce a luz». Eu lembrei-me de outro provérbio , « a falar é que a gente se entende». O Clube em Gaia tem o seu espaço conquistado há alguns anos, sem hostilizar ninguém. Não gasta um tostão ao erário público e eleva bem alto o nome de Gaia. É da mais elementar justiça, ser respeitado e não ignorado por quem está no poder. Albino Almeida mostra lucidez e percepção.
8 - Se o actual poder em Gaia hostilizar o Clube dos Pensadores com atitudes e comportamentos deselegantes. O Clube ponderará essa situação e não lhe faltam cidades para realizar os seus debates e ser acolhido de braços abertos. Os presidentes de câmara passam e o Clube fica, por outro lado, o Clube não foi, não é, nem será dependente de qualquer poder.
O Clube dos Pensadores tem recebido inúmeros convites para fazer debates noutras cidades.
9- Este executivo camarário, de forma dissimulada deixa transparecer alguma incomodidade, um nervoso miudinho pelo Clube conseguir com muito esforço, muito trabalho, mas porque não dizê-lo com muita qualidade, trazer vultos da política nacional. Mas esperem para ver, ainda agora começou… É feio ter ciúmes e inveja, de algo, feito pela cidadania e participação cívica. Enfim!
10 - Luís Filipe Menezes sempre respeitou o Clube dos Pensadores, a sua independência e a sua autonomia. Eduardo Vítor Rodrigues, aqui e acolá tem demonstrado atitudes menos elegantes para com o Clube. Não entendo o porquê dessa situação? Firmino Pereira tem tido palavras de apreço e simpatia pelo que representa o Clube dos Pensadores em Gaia.
11 - Alberto Paiva, um social-democrata a ter em conta em próximas eleições do PSD. O PSD em Gaia precisa de gente com novas ideias e sem os vícios do passado.

JJ
*artigo de opinião publicado no jornal Audiência