21/02/2015

Uma peça sobre Joaquim Jorge e o Clube dos Pensadores no semanário Expresso






























Um trabalho sobre mim e o Clube dos Pensadores proposto pelo semanário Expresso sobre os bastidores do Clube e como as coisas se processam para se realizar um debate. O Expresso, pelo jornalista, Ricardo Marques, e o jornalista/fotógrafo Rui Duarte Silva seguiram-me durante o dia do debate para todo o lado. Foi giro e saiu uma peça muito bem feita e diferente. Naturalmente tem algumas imprecisões. O primeiro convidado do Clube , foi o meu amigo Vicente Jorge Silva ex-director do jornal Público e não Manuel Alegre ( foi dos primeiros quando se candidatou à liderança do PS contra Sócrates). Os debates começaram na Maia e depois passaram para Gaia. Onde estou procuro ter uma boa relação com o presidente de Câmara foi o que aconteceu com Luís Filipe Menezes que me concedeu a medalha de mérito cívico da cidade de Gaia. Nesse aspecto reconheceu que o Clube dos Pensadores era uma mais-valia para a cidade e eu agradeço , nós do Clube agradecemos. Apoiei-o na sua candidatura à CM Porto porque pensei que Rui Moreira não era candidato (sou amigo de Rui Moreira há muitos anos). Não sou daqueles que acham que LFM é um herege, mas fez coisas que não concordo.  Apoiei Garcia Pereira para ser deputado pelo MRPP . Apoiei Manuel Alegre na sua primeira candidatura à PR como independente. Apoiei Guilherme Pinto à CM Matosinhos como independente. Apoiei Pedro Santana Lopes à presidência da CM Lisboa.
No Clube procuro ser independente, isento e livre mas como cidadão tenho opinião e preferências e não tenho pejo quando entendo de apoiar um amigo , não estou coarctado dos meus direitos cívicos e de cidadania. Faço-o sempre de uma forma transparente e límpida. Quando me pedem apoio pondero e depois decido.

Tive uma fugaz passagem pelo PS há mais de dez anos, para apoiar um amigo socialista numa eleição interna e como entrei saí. Fi-lo depois da vitória de José Sócrates por uma ampla maioria. Outros ficariam para ter um lugar ou benesses. Eu não...
Deixei amigos, mas segui a minha vida por bem , sem ser contra ninguém. Não tenho perfil para estar num partido.

Não sou nada arrogante nem chato. Gosto que as coisas saiam bem , a horas, e se cumpra com a palavra e o prometido. Acho que as pessoas confundem personalidade e ter opinião com arrogância. A ideia de  chato provavelmente é porque gosto que tudo comece a horas  e esteja bem organizado ao contrário da maioria dos portugueses. Os jornalistas apreciam que os meus eventos comecem a horas e terminem a horas. 

Muitas vezes o convidado de honra e eu próprio temos que esperar que os meus amigos cheguem para jantar. O normal nestas coisas seria o convidado de honra , a pessoa mais importante do evento, fazer esperar os outros.( sorriso).

Tudo que se faz neste país é-se acusado de segundas intenções ( ter protagonismo, ter um cargo, etc, etc.) Faço o Clube, não sozinho, mas com muita gente que me acompanha e apoia essencialmente porque me dá prazer e é uma forma de estar com pessoas e poder fazer intervenção cívica, mas já muitas vezes me apeteceu parar...

Obrigado,

JJ