25/02/2015

Afife


fotos: JJ













Afife é uma freguesia limítrofe do concelho de Viana do Castelo, situada no litoral Norte de Portugal e banhada pelo Oceano Atlântico. Local onde os meus pais têm uma casa de férias , onde durante muitos anos passei longas temporadas e que mantenho bons amigos.
Afife detém um admirável cenário de paisagens.
A praia é de areia branca e fina e prolonga-se por toda a extensão da costa de mar (cerca de 4 quilómetros), intercalada em certas zonas por penedos.
Em Afife nasce um rio com o mesmo nome, que tem três afluentes: os ribeiros da Pedreira, de Agrichousa e do Fojo.
Mas para além da paisagem do mar, há a paisagem da veiga que no Inverno se torna lindíssima. A veiga é uma zona de cultivo, também chamada várzea, é uma planície de grande  fertilidade sendo um terreno baixo e plano ,sem ser alagadiço que margeiam o rio Afife e ribeirões

O que é assombroso depois do boom da construção civil, esta zona junto ao mar manteve-se como sempre foi. Uma relíquia, uma pérola de ecologia e preservação da natureza no séc.XXI. 

As fotos são da veiga em vários locais e de fotos tiradas do mar para a aldeia de Afife . Numa delas tem a escola de Surf. Essa praia de surfistas, é a praia da Arda ( que muitos chamam , "praia da Mariana" por ficar em frente ao restaurante com o mesmo nome).  

JJ