20/12/2014

Clube dos Pensadores faz Assembleia Geral




O Clube dos Pensadores (CdP), fundado há cerca de 9 anos por Joaquim Jorge, biólogo e professor, é uma Organização da sociedade civil cuja visão se centra numa sociedade livre, plural, democrática e solidária que respeita o ambiente e a diversidade de pensamento político, religioso, cultural e ambiental.
O CdP tem como missão pugnar por uma sociedade mais culta e participativa em todas as vertentes da vida social e política em Portugal, através da discussão aberta e livre de espartilhos de qualquer espécie, propiciado por debates públicos de elevada qualidade e por intermédio da partilha de experiências e de ideias veiculadas pelos novos meios de comunicação pela internet, no Blog do CdP, contribuindo assim para maior participação cívica dos cidadãos, aquisição de mais conhecimentos e de informação.
Nestes 9 anos passaram pelos debates do CdP, mais de 90 convidados de prestígio, de todos os quadrantes do pensamento político, económico e social de Portugal. Passaram desde Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa, Santana Lopes, Alberto João Jardim, Sousa Tavares, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, Pedro Passos Coelho, António Seguro,  Belmiro de Azevedo, António Barreto,  Soares dos Santos, Henrique Neto, Ana Gomes, Rui Rio, Medina Carreira, Vicente Jorge Silva, Carvalho da Silva, Miguel Relvas, Marques Mendes, Paula Teixeira da Cruz Assunção Cristas, Paulo Portas, Luis Filipe Menezes, Narciso Miranda, Fernando Nobre, Garcia Pereira, Ribeiro e Castro, Diogo Feio, Vitor Baia, Fernando Gomes, Hermínio Loureiro,  Defensor Moura, maria de Belém Roseira, Cândida Almeida, Francisco Ferreira, Jorge Miranda, Mário Crespo, e tantos prestigiados convidados que me perdoarão não mencionar por falta de espaço nesta crónica.
O CdP é constituído por mais de uma centena de membros efetivos que marcam presença assídua nos debates que se realizam com frequência no Hotel Holiday Inn em Gaia e por milhares de aderentes e seguidores.
Realizou esta sexta-feira à noite a sua já tradicional Assembleia Geral onde repassou as atividades realizadas no decurso de 2014. Um ano de grande atividade e pleno de realização muito acima do esperado. Com efeito, este ano o CdP recebeu Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças; Carlos Barbosa, presidente do ACP; Arménio Carlos, líder da CGTP; António Capucho; Henrique Neto; Marcelo Rebelo de Sousa; Ribeiro e Castro; Ana Drago e Daniel Oliveira; Manuel Pizarro e José Maria Costa e Jerónimo de Sousa (2ª vez no CdP). Como facilmente se constata, as atividades excederam em muito as espectativas, atingindo um nível muito elevado. Por essa razão Joaquim Jorge merece a Moção de Louvor e Distinção pela dinamização e pelo trabalho realizado.
Os membros do  CdP não pagam qualquer cota, vivendo de dotações espontâneas e poucos patrocínios. Uma das tarefas para o próximo ano a que os membros e amigos terão de se comprometer é o financiamento do Clube para fazer face às despesas que uma organização deste tipo necessariamente  exibe. A qualidade das atividades realizadas merece este esforço.
Mário Russo
Foi uma noite coroada por um jantar debate dos assuntos internos do CdP e convívio de amigos que é sempre um prazer rever periodicamente. A todos aproveito para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2015, estendendo a todos os amigos e simpatizantes do CdP.