04/12/2014

Carta da prisão de José Sócrates



CARTA DA PRISÃO

José Sócrates critica "cobardia de políticos" e indiferença das pessoas


José Sócrates critica "cobardia de políticos" e indiferença das pessoas

Escreve Sócrates: "O sistema vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas, do cinismo dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto"

O ex-primeiro-ministro escreve, a partir da cadeia, sobre a prisão preventiva e o segredo de justiça. E não poupa críticas a ninguém.
"Prende-se principalmente para despersonalizar. Não, já não és um cidadão face às instituições, és um "recluso" que enfrenta as "autoridades": a tua palavra já não vale o mesmo que a nossa. Mais do que tudo - prende-se para calar", lê-se na carta de Sócrates.
No dia em que a carta manuscrita de José Sócrates chegou ao DN, o Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de habeas corpus entregue na semana passada, revelando no acórdão que o antigo governante também está indiciado por corrupção ativa, sendo suspeito de ter oferecido vantagens financeiras, ou outras, a determinadas pessoas já depois de ter exercido o cargo de primeiro-ministro.
O acórdão do Supremo remete para documentos relevantes, entre os quais o mandado de detenção contra Sócrates e o despacho do juiz de instrução sobre medidas de coação. Em ambos os documentos é referido que o ex-primeiro-ministro está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva para ato lícito e corrupção ativa.
Para o Ministério Público, existem indícios de que Sócrates terá oferecido vantagens a troco de ajuda no alegado esquema de evasão fiscal e branqueamento de capitais e que o terá feito depois de ter deixado de ser primeiro-ministro, após 2011.

retirado do DN ipsis verbis