22/11/2014

José Sócrates




José Sócrates, segundo a Rádio Renascença, foi detido para interrogatório no aeroporto de Lisboa, pelas 23h10, de sexta-feira, quando chegava de Paris A Procuradoria-Geral da República confirma, numa nota, a detenção de José Sócrates no âmbito de um processo em que se investigam suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.


Sócrates vai ser ouvido este sábado. O ex-administrador do grupo Lena Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Ferreira e o motorista João Perna foram também detidos.
É a primeira vez na história da democracia portuguesa que um ex-primeiro-ministro é detido para interrogatório judicial. Segundo o Correio da Manhã, Sócrates abandonou as instalações do DCIAP à 01h19 e passou a noite nas instalações da polícia.
Pelo que li o inquérito investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça
Não fico feliz nem triste, mas lamento e fiquei surpreendido, como a maioria dos portugueses. Porém fico descansado que a justiça dá sinais de vida e que procura combater a corrupção e desencadeia diligências seja para quem for , até neste caso, de um ex- primeiro-ministro.
Já critiquei muitas vezes José Sócrates durante os seus mandatos , mas não deixo de reconhecer que fez coisas bem feitas como a política de energias alternativas, a renovação do parque escolar , a defesa do consumidor , entre outras. Todavia ninguém está acima da lei e deve ser julgado pelo que faz.
Já sei que muitos vão dizer que isto é uma tramóia orquestrada pela direita , devido ao congresso do PS e se pretende atingir António Costa , outros que estamos perto  das eleições e tem a mão do governo, etc. Não faço juízos de valor e não vou entrar nesta histeria de noticias socráticas.
Por mim, fico atento ao funcionamento da justiça fora do âmbito da política e aguardo o desenrolar dos acontecimentos para bem da nação e dos dinheiros públicos, quer seja gente de direita ou de esquerda, do PSD ou PS, ricos ou pobres, políticos ou não políticos, gente influente ou não , empresários ou trabalhadores.
Exijo como cidadão e  quero que a justiça funcione e que se condene os corruptos . É a única forma  de haver uma réstia de esperança para que se possa acreditar na democracia e ela faça sentido. No futuro quem tentar ser corrupto começa a pensar duas vezes e percebe que não ficará impune.

O juiz Carlos Alexandre é o responsável pelo organismo que coordenou a investigação que levou à detenção de José Sócrates.

Monte Branco, Furacão, Portucale, Apito Dourado, Face Oculta, BPN, Remédio Santo, BES, vistos “gold” e, esta sexta-feira, detenção de José Sócrates. Estes são alguns dos casos complexos e mediáticos em que esteve ou está envolvido o juiz Carlos Alexandre.
JJ