20/10/2014

8 das mais pequenas aldeias de Portugal (com FOTOS)




8 das mais pequenas aldeias de Portugal (com FOTOS)



São pequenas, quase minúsculas, mas possuem uma beleza incrível, que as conserva no tempo e as enche de turistas de quando em vez. Estamos a falar de algumas das mais pequenas aldeias de Portugal, que foram identificadas em 2012 pelo blog Top Rural e que agora recuperamos para vós, caros leitores.
Explica o blog que estas sete localidades dão-nos uma oportunidade de nos desligarmos do quotidiano citadino. Veja se conhece alguma destas aldeias e leia também um breve resumo sobre cada uma.
1.Aldeia da Pena – 6 habitantes
Situada a 325 quilómetros de Lisboa e a 20 quilómetros de São Pedro do Sul, a Aldeia da Penaé a típica aldeia de xisto. É considerada um ponto de passagem obrigatório para quem ama a natureza devido à sua localização – fundo de um vale na serra de São Macário – e possui apenas 10 casas de habitação e seis habitantes.
2.Aldeia de Cubas – 4 habitantes
Esta aldeã, localizada em Vila Pouca de Aguiar, Trás-os-Montes, contava em 2012 com apenas quatro habitantes – dois casais de idosos. É a segunda aldeia menos habitada de todas as sete que lhe damos a conhecer e, entre outras coisas, possui um magnífico percurso pedestre de 12 quilómetros, que se estende por paisagens sem fim.
3.Aldeia Nova – 33 habitantes
Com um nome convencional e situada no concelho de Almeida, em Freixo da Serra, a Aldeia Nova possui 33 habitantes – quase 75% do que em 1900. Então, a principal produção desta aldeia era o centeio, mas os seus habitantes foram “fugindo” para França à medida que os tempos ficavam mais difíceis.
4.Goujoim – 58 habitantes
Com apenas 58 habitantes, Goujoim é hoje considerada uma “aldeia museu”, por ser uma das mais antigas de Portugal. Localizada no município de Armamar, distrito de Viseu. O seu nome deverá derivar do nome Aben ou Bem Uvim, e mudou ao longo da história: de Gojim para Gomjoym e Gojoim, até chegar à designação actual. Em Goujoim vivia-se da produção do azeite, centeio, vinho e trigo, e muitas destas tradições ainda podem ser observadas.
5.Asnela – 10 habitantes
Há 50 anos, a aldeia de Asnela tinha 250 pessoas, mas actualmente não sobrarão mais do que dez. Uma das atracções desta aldeia transmontada são as casas de granito. Conhecida pela auto-suficiência dos seus habitantes, que semeiam batatas, feijão, cebola e criam animais, Asnela permanece separada do século XXI –não há padarias nem cafés nas redondezas.
6.Monte Alto – 70 habitantes
A aldeia dos Monte Alto é a excepção que confirma a regra do abandono destas localidades, um pouco por todo Portugal. Em 1993, a aldeia possuía 11 habitantes. Hoje, ela tem 70, devido à construção do centro social de Monte Alto, que inverteu a tendência de desertificação. Localizada em Mértola, perto da fronteira com a Espanha, a aldeia tem casas rurais para arrendar, o que também contribui para a economia local.
7.Cortecega – 11 habitantes
A aldeia de Cortecega, perto de Góis, tem tanta presença online e até vídeos no YouTube que estaríamos longe de adivinhar que tem apenas – ou tinha, em 2012 – 11 habitantes. Esta aldeia tradicional, como muitas pelo país fora, está perto da extinção.
8.Adagoi – 0 habitantes
Até há pouco tempo, Adagoi tinha um habitante, que acabou por se mudar para a aldeia vizinha para combater a solidão. Com bastantes alojamentos rurais nas imediações, esta aldeia do concelho de Valpaços, Trás-os-Montes, é uma boa oportunidade para quem quer conhecer um local secular que se encontra abandonado. Ou para quem quiser comprar e recuperar.