25/07/2014

BES ( Bem Esquivaste Salgado)





O que se passa no BES, faz-me ter uma sensação esquisita, de instabilidade e de que estamos sempre a ser levados, a qualquer hora e a qualquer momento.
Isto é o que sabemos pelas noticias. E o que  não sabemos? E o que serão casos como este ou semelhantes que nunca virão ao conhecimento da opinião pública?
A banca não tem ponta por onde se lhe pegue. Foi o BPN, BPP, BCP, e agora o BES. Para já ficou de fora a CGD, mas não vamos perder pela demora.
O que dizer, um cidadão honesto, honrado, sério que paga regularmente os seus impostos todos os meses fruto do seu trabalho e olhar para tudo isto? A resposta é simples : "Que ninguém se safa, Portugal foi e é em parte comandado por um bando de vigaristas. Descrédito de tudo e de todos. Falta de confiança e desconfiança de todos que estão no poder ou que ascendem ao poder.
Não quero saber pormenores do BES e de outros casos que se têm passado em Portugal . Tenho medo e receio de ficar como eles...
Acredito que há gente séria ,honrada e honesta  mas contam-se pelos dedos e a maioria nunca teve acesso ao poder nem quer. Não duvido que muitos que ascendem ao poder ou têm poder é gente boa e honesta mas torna-se com o tempo, não recomendável e mete o pé na poça ficando deslumbrada.
O que se passa em Portugal é uma roda-viva de casos e mais casos que levam ao absoluto descrédito e depreciação da vida pública. Mas a privada não lhe fica atrás com as suas constantes fugas aos impostos e a vincada e predominante economia paralela.
Os portugueses não sabem para onde se onde virar! Portugal não é um país recomendável para viver e é muito mal frequentado, imperam os corruptos.
Um cidadão pela posição privilegiada que tem, não pode praticar: burla; abuso de confiança; falsificação; branqueamento de capitais. Foi o que fez Ricardo Salgado.
Portugal tem má fama, é mal frequentado e é um local com gente de má índole. Os portugueses deveriam ter um código de ética e de conduta .
 Este pais é histriónico e conhecido pelas piores razões. A corrupção está generalizada.
Ser honesto neste país , a vida é filha da mãe. Ser honesto neste país, neste mundo corrupto é para totós e tansos. Devemos comportar-nos honestamente em todas as coisas como diz Hebreus. Todavia ver alguém  a ser corrupto a corromper e a enriquecer de forma ilícita de uma forma desmesurada e quem é honesto com uma vida digna, humilde e com dificuldades todos os dias, não é fácil.

 Por isso digo que neste país ser honesto é uma anormalidade e é muito difícil resistir à influência da corrupção.  Ver os corruptos a enriquecer a terem uma vida boa e nada lhes acontecer ao contrário de quem é honesto e incorruptível

E a pior coisa que  acontece é a percepção dos cidadãos que não adianta nada combater a corrupção, os corruptos andam à solta e cheios de dinheiro pelo que fazem ilegalmente.

O BES poderia querer dizer  ( Bem te Esquivaste Salgado) em que Ricardo Salgado foi o banqueiro mais influente do país nos últimos 15 anos e agora é suspeito de crimes graves  e provavelmente é o fim do Grupo Espírito Santo.

Mas tudo ficará para as calendas do indecifrável e sem culpados na justiça.

JJ