23/06/2014

PORTUGAL - EUA: sofrimento e vergonha




1.ªparte

Um jogo muito difícil em que jogamos muito pouco. A nossa defesa e principalmente o meio-campo estão a dar muitos espaços. Valeu o golo logo aos 5 minutos e a parte final com o remate de Nani ao poste e recarga de Élder que poderia dar-nos uma vantagem de dois golos mas não seria justo. Foi interessante a paragem técnica para descansar e beber água.

Se calhar, foi por uma das equipas ser americana e já estão habituados a este tipo de paragens, quer no basquetebol, quer no futebol americano, etc.. Pelo que me apercebi essa paragem deveria ter acontecido, a meio do jogo, e não aos 40 minutos. Talvez o árbitro estivesse bastante cansado e desidratado? Não sei. O que sei é que Portugal está a vencer. O Postiga saiu com uma lesão muscular.

Quem são os responsáveis pela nossa equipa médica? Será que há sobrecarga de esforço? E, a alimentação dos jogadores é consentânea com o clima com temperaturas altíssimas e grande grau de humidade com desidratação elevada? Muita coisa estranha acontece à nossa equipa portuguesa.

Desde não ficar no local do jogo para se adaptar ao clima, excesso de exposição mediática nos treinos, etc.. Mas os portugueses são peritos em conseguir coisas contra todos os prognósticos. O Paulo Bento, se André Almeida estava magoado,  porque o manteve em jogo tanto tempo? Os EUA pelo flanco esquerdo da equipa portuguesa causaram muito perigo e não marcaram golos porque Beto esteve sempre lá.

 2.ªparte

Sai André Almeida e entra William Carvalho que fez um bom jogo. Equipa partida, sem fio de jogo, sem consistência. Portugal nunca foi uma grande equipa a jogar futebol, não me posso esquecer do nosso dramático apuramento, só depois do play-off. Ricardo Costa em grande ao evitar o 2ºgolo mas ele chegou depois. Raul Meireles, o nosso "Variações" saiu e a entrada de Varela melhorou o jogo e até marcou um golo. Ronaldo esteve um pouco melhor, do que contra a Alemanha, mas não pode fazer tudo. Ronaldo merecia outra selecção.

Já fomos e fomos merecidamente. Portugal a segunda equipa mais velha deste campeonato está na altura de mudar de jogadores, mas também de treinador. Mais valia ter José Mourinho em part-time. Este empate no fim do jogo nada altera e exige-se  fazer bem melhor. Os EUA não é um país de futebol mas de basquetebol e de outro de tipo de futebol – futebol americano.

Uma vergonha  esta 2.ªparte a contrastar com o sofrimento da 1.ªparte, mas não vale a pena chorar. Vamos ter guia de marcha para Portugal e acabou. É uma missão impossível golear o Gana. Por mim nem sequer vou ver o jogo com o Gana. 

Nestes jogos de grupo de apuramento em fases finais de Mundial de futebol, há o ganhar e o perder mas é muito importantes os golos marcados e sofridos. Portugal ao perder por 4-0 contra a Alemanha sentenciou a sua sorte neste Mundial.

O País depois da euforia, volta a cair na realidade e depressão. Os portugueses dão uns chutos mas falta-lhes muito: planificação; jogadores; conjunto; treinador; etc. Não vale a pena pegar na máquina de calcular para fazer contas .As contas dever-se-iam ter feito antes de vir para o Brasil. 

Espero depois deste Mundial que haja consequências e que saia  gente da Federação Portuguesa de Futebol. A culpa é de todos: presidente da Federação, treinador, jogadores, equipa médica, etc.

Não vale a pena vir com desculpas. No 1.ºjogo achei que Portugal foi roubado e que o árbitro teve enorme influência no jogo. Porém contra uma equipa como os EUA, sem tradição no futebol mundial, jogando de uma forma autómata, sem criatividade, tínhamos obrigação de vencer e convencer. Mas nada disso aconteceu. Empatamos, mas sabe a derrota.

JJ