18/06/2014

Marcelo Rebelo de Sousa



Bom dia Joaquim Jorge!


Parabéns pelo seu esforço e pelo resultado.
Marcelo é a garantia de secção animada, bem e muito frequentada, e de um sinal de grande prestígio para o CdP.
Deixe-me de citar o texto que Mário Russo colocou em comentário no blog "Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) é um pensador brilhante, goste-se ou não. É muito político, como é óbvio e, sobretudo, a sua faceta de bom professor e comunicador, simpático, sagaz, mordaz, refinado, elegante e brilhante estão à vista de todos a cada semana nos comentários da TV. Ele poderia, inclusive protagonizar um programa de debates tipo Jô Soares, com grandes audiências" e também o texto do anónimo das 21,55h "Contudo não passará de um serão agradável, o convidado tem bons princípios e valores, apresentando ser uma pessoa humilde, muitos que assistem na televisão apreciam a sua forma de estar na vida, mas há sempre um mas, é um demagogo ou bobo da corte, ninguém o leva a sério como político , nem mesmo os colegas filiados. Pois não tem coragem para assumir as suas reais convicções, coloca-se sempre numa posição pacífica e neutra e isso é fácil e não tem qualquer consequência prática!"

Ainda bem que o Prof. também sabe tudo isto, e diz tudo isto (pelo menos diz). Se fosse menos inteligente confundiria a sua capacidade para ser agradável e bom comunicador com as capacidades necessárias para ser um bom 1º Ministro ou mesmo um bom Presidente. Não será apenas o comodismo que o faz ficar no "sofá" é a sua inteligência prática, e ainda bem, senão embalar-se-ia nos elogios.

Gostava de ter pedido, ao professor, a sua ideia sobre como sairemos da crise. Ele afirmou, quando abordou o problema da regionalização, que só se voltará a falar disso depois da crise acabar, não sabe se demorará muito ou pouco.

Que ideia terá MRS sobre o futuro de Portugal depois deste tratamento à PASSOS? Como sairemos da crise? Industrializando? O quê? Explorando o rio Douro e o Alqueva para passeios turísticos? Explorando petróleo? Como pensa MRS que o País vai criar riqueza num futuro próximo? Como vai criar empregos? A construção civil não será com certeza, nem nos próximos vinte anos.
O que pensa Krugman eu sei mais ou menos...

José Carvalho
Gostava de ouvir uma pessoa como MRS, com cultura, experiência e conhecimentos de pessoas e líderes, falar sobre este que é o nosso maior anseio. Se puder JJ faça-lhe um pedido para ele escrever um texto que possamos todos ler.

Abração de amizade com a renovação dos parabéns pelo sucesso.