05/06/2014

Clube dos Pensadores recebe Henrique Neto




Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores( CdP) convidou Henrique Neto para estar presente no dia 5 de Junho, quinta-feira, pelas 21:30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.
Henrique Neto, empresário, ex-deputado do PS,critico do antigo primeiro-ministro José Sócrates , é um um dos signatários do manifesto pela democratização do regime . O tema andará à volta da Política Actual .
Há uma grande apatia nos portugueses, nestes anos de democracia que se deve à decepção. O PS  mente para tentar ganhar as próximas eleições legislativas, em 2015, o PSD mentiu sobre o que faria quando ganhou em 2009. Acusam-se um ao outro na oposição dos cortes que praticam no governo.
O resultado destas eleições europeias não têm consequências directas na governação, o mais que se pode aferir é uma indicação do eleitorado, mas pode-se fazer uma leitura política: os portugueses estão zangados com o PSD e CDS mas não confiam no PS que lhes traz más recordações. A abstenção é preocupante , as pessoas já não sabem que fazer para manifestar o seu descontentamento, transmitir a sua decepção e expressar a sua absoluta rejeição com os políticos e partidos.
O sistema político não é perfeito e tem imensas lacunas que é necessário corrigir. É premente uma profunda reforma do sistema político que ponha fim à concentração excessiva do poder nos partidos políticos.
A solução para o problema passa pela mudança de muitas coisas a começar por uma reforma das leis eleitorais no sentido de uma maior concorrência.
O sistema político está numa encruzilhada, impõe-se lucidez para perceber que temos de adaptar o nosso quadro constitucional à evolução da sociedade. Os cidadãos querem votar em pessoas e não em nomes de pessoas escolhidas pelos partidos, sejam para uma junta de freguesia, presidente de câmara, deputados, primeiro-ministro e membros do Governo.
Há algo que está a falhar estrondosamente, basta ver a abstenção. Uma parte da consciência colectiva sente-se abandonada.
Os partidos políticos detêm o poder político, é na Assembleia da República que os deputados fazem as leis. É preciso rever esta situação pois essas leis não vêm de encontro aos anseios dos cidadãos.
Este ano  que decorre o CdP já recebeu Teixeira dos Santos , ex-ministro das Finanças do governo de  José Sócrates , Carlos Barbosa, presidente do ACP ,Arménio Carlos, líder da CGTP e António Capucho, ex- PSD.

O CdP  já recebeu ao longo dos anos figuras de vários quadrantes políticos e sociais : Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz , Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida , o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, o Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros Paulo Portas , o líder do PCP Jerónimo de Sousa, o líder do PS António José Seguro , João Semedo coordenador do BE, o charmain da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos ,o sindicalista Carvalho da Silva , entre outros.

CdP