19/06/2014

CIVA ( Centro de Investigação da Vida Alheia)




Num jantar nos bombeiros de Aguda com a presença do Bispo João Lavrador e do vereador Guilherme Aguiar do actual executivo da CM Gaia . O discurso de Guilherme Aguiar parecia do líder da oposição, chegando ao ponto de questionar a realização do Marés Vivas . Assunto que já tínhamos aqui abordado no CIVA , sendo a favor da sua não realização, numa câmara tão endividada.

Consta-se que Luís Filipe Menezes ( LFM) gostaria de voltar à CM Gaia e já começaram as movimentações. LFM foi visto a jantar no restaurante Galiza no Porto com Guilherme Aguiar.

Eduardo Vítor Rodrigues que se prepare que estão a começar a fazer-lhe a cama. Vai ser vítima da sua maneira de ser . Quando não se corta o mal pela raíz , o mal pode destruir a árvore.

Gaia , um dos municípios mais endividados terá que recorrer ao fundo de Apoio Municipal . As medidas que será obrigado a tomar:cobrar taxas máximas, seja de IMI, IRS ou derrama. E reduzir ao pessoal. Como sempre dissemos nunca deveria ter ficado com pessoal nomeado pela anterior gestão. Por outro lado esta dívida vai-se reflectir nos gaienses na factura da água e no IMI que passarão obrigatoriamente para as taxas máximas por imposição do governo central.

Na Maia fez-se a festa de encerramento da campanha eleitoral para as europeias, com a presença de Pedro Passos Coelho, mas foi um momento triste, a coligação teve uma derrota copiosa. Foi um momento de má memória e a Maia seguiu o descalabro nacional. O PS venceu com 30,44% e a coligação PSD/CDS teve 26,71% . Porém em 2009 o PSD teve 30,46% e o CDS 7,71% (em separado) e o PS 29,84%.

Por outro lado na Maia o presidente é Bragança Fernandes, mas parece que quem já é o presidente é Tiago Silva Domingos , seu sucessor, que é  o actual vice-presidente. Tudo passa por ele e é ele quem manda. A democracia , por vezes, parece uma dinastia...

Em Matosinhos começou a época balnear mas a zona da praia do  Aterro , próximo ao bar kodac,o passadiço tem zonas com buracos e o acesso ao mar não é o mais fácil. Guilherme Pinto tem que estar atento a esta situação, não pode viver à sombra de uma vitória histórica.

No Porto, Rui Moreira ao agraciar Rui Rio com  a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração . É uma forma de dizer obrigado a quem tudo fez para Menezes perder e o ajudar. Todavia Rui Rio merece essa distinção e Rui Moreira mostra ser uma pessoa reconhecida e atenta.


No último debate no Clube dos Pensadores com Marcelo Rebelo de Sousa este mostrou-se espantado como um projecto destes não tem o devido reconhecido pela CM Gaia.

Verdade seja dita que Luís Filipe Menezes sempre mostrou simpatia por este projecto , quando havia debates mandava estar presente alguém da CM Gaia e não deixou de agraciar Joaquim Jorge com a medalha de mérito cívico da cidade

CIVA