14/05/2014

Exemplo





Li na Lusa, que o ex-primeiro-ministro israelita Ehud Olmert foi hoje condenado a seis anos de prisão no âmbito de um escândalo imobiliário quando era presidente da câmara de Jerusalém (1993-2003), anunciaram "media" israelitas.
Ao fim de dois anos de processo, o tribunal de Telavive condenou Olmert a seis anos de prisão e ao pagamento de uma multa de um milhão de shekels (210 mil euros), numa sentença retransmitida em directo pelas principais rádios israelitas.
Olmert "detinha o cargo mais central e mais importante e acabou condenado pelos crimes mais desprezíveis", declarou o juiz David Rosen. "Um responsável público que aceita subornos é idêntico a um traidor", sublinhou.
Este exemplo é impensável em Portugal infelizmente, para mal dos nossos pecados. A corrupção em Portugal é uma flagelo assim como a incapacidade da justiça para fazer justiça.
Portugal se não mudar vai acabar tragicamente. Vou invocar uma história exemplar. Aquando da colisão trágica do Titanic, chegavam de outros barcos numerosos avisos de que havia o perigo de blocos de gelo flutuantes, em águas navegáveis. Porém o operador de rádio do Titanic ignorou-os não comunicou ao capitão, porque estava demasiado ocupado a receber e enviar mensagens dos passageiros de primeira classe . Já sabemos qual foi o resultado de atender só os privilegiados e ignorar as vozes de alarme. 
Espero que não voltemos a cometer os mesmos erros e se escute a voz de quem está contra a inércia do combate à corrupção neste país e dos políticos que ignoram os mais pobres e fracos, perdendo-se em ninharias e disputas sem sentido. 
O final de Portugal será o Titanic. 
JJ