07/05/2014

CIVA ( Centro de Investigação da Vida Alheia)


foto:jornal Público
O Porto  tornou-se na primeira cidade do país a permitir a circulação de motociclos e ciclomotores nas faixas BUS, à semelhança do que já acontece em várias cidades europeias. Espero que num futuro próximo permitam também a circulação de carros com mais de dois ocupantes . Se repararem nas filas de carros acontece que a maioria tem somente um condutor.

No Porto o Centro Materno-Infantil ( CMIN) , junto à maternidade Júlio Dinis, foi finalmente inaugurado..Manuel Pizarro foi quem desbloqueou a sua construção enquanto secretário de Estado da Saúde . Estava zangado e chamou à atenção para o facto de ser este Governo que o quis protelar , dando agora jeito em época de eleições. O que interessa agora politicas à parte é que os portuenses saem beneficiados.

Na Maia realizou-se um colóquio a propósito do 25 de Abril . A CMM convidou Mota Amaral e Alberto Martins. Não sei porque não se convidou pessoas de outras forças políticas? A sua realização, efectuou-se na Assembleia Municipal, seria no mínimo curial ter um representante de cada força política ( BE; CDU, etc.). Por outro lado, Alberto Martins antigo Ministro da Justiça não foi muito simpático para a Maia aquando do problema com o seu Tribunal. É política...

Em Gaia, se houver insolvência , ultrapassando o limite da dívida pode ter que recorrer ao Fundo de Apoio Municipal , sendo nomeado um gestor do Governo. É um problema e a CMG fica controlada por uma espécie de troika do Governo central.

Em Gaia foi anunciado no inicio de mandato que a factura da água iria baixar , contudo quem vive em Gaia, vê que  a factura da água aumentou. Afinal, acontece precisamente o contrário! Alguém me sabe explicar o porquê?

Matosinhos ficou sem uma bandeira azul na praia de Leça da Palmeira mas ganhou em cultura com a programação do Cine-Teatro Constantino Nery.

Em Matosinhos, vai-se realizar Literatura em Viagem na Biblioteca Municipal Florbela,que apresenta como tema uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros. Presente José Sócrates, Eduardo Lourenço, entre outros.

O selfie de Ellen Degeneres, rodeada de estrelas de Holywood, tirado na cerimónia dos Óscars, entrou para a história como o mais partilhada no Twitter, ao superar um milhão de tweets. Acabou por bater Obama na publicação mais partilhada no Twitter, referente a uma imagem em que o presidente aparece abraçado a Michelle depois da sua reeleição. 

Em Portugal como é habitual somos uns macacos de imitação fez-se um selfie de socialistas com António José Seguro, António Costa , Francisco Assis e Martin Schulz e outros.

A moda pega mas vem sempre muito atrasada. O Papa já fez selfie assim como  presidentes de vários países. Um dia destes, vamos ter um selfie do governo e outro da família Cavaco.

Porém o selfie está ultrapassado, a nova moda no Instagram é o shelfie. Em vez de se fotografarem (selfie), os cibernautas estão a divulgar imagens das suas prateleiras (shelfie) de casa, exibindo como arrumam as suas coisas. Vamos ver se começam aparecer nas prateleiras alguns políticos portugueses.

O PSD fez recentemente o seu congresso e conseguiu juntar grande parte dos seus ex-líderes . No aniversário dos 40 anos do PSD , no Porto, desta vez, até esteve presente Manuela Ferreira Leite arqui-rival de Pedro Passos Coelho. Marco António tem primado pela organização e apaziguamento interno.

Nas eleições europeias a abstenção vai bater um recorde. Há  deserção de militantes dos partidos,descrédito, ineficácia crescente dos políticos, ascensão do populismo, tecnocracia, anti-parlamentarismo, crescente número de cidadãos que aspiram em vão à participação na politica. O tempo está a esgotar-se. As coisas mudam de imediato ou haverá uma deriva. Estamos a destruir a democracia limitando-a a eleições.

JJ