24/04/2014

Farta



Isabel Coutinho
Enquanto alguns portugueses comemoram euforicamente a liberdade de uma ditadura imposta durante alguns anos e fazem de alvo, a figura de Salazar, para descarregar as suas revoltas e enaltecer a vitoria, os que não viveram essa época de privação de liberdade, os ( + de 50%), que já nasceram com a liberdade como um dado histórico adquirido, como outros feitos históricos, a implantação da Republica, os descobrimentos, as batalhas, os tratados...!

Os jovens de hoje, preocupados com o rumo do país e em que as suas vozes não se fazem ouvir, procuram na emigração uma esperança. Senhores governantes, façam com que eles se orgulhem da historia do seu país e das lutas do seu povo.

Se hoje se canta vitoria à liberdade, relembrando a época em que as crianças mais pobres iam para escola descalças e com fome! Onde é que está a alegria e cantar vitoria!, se as crianças de hoje, perante um parque escolar reestruturado, vão para escola calçadas, sim, até mesmo calçado de marca, ultimas tecnologias, liberdade para a "má criação" e na mesma com fome !

Onde evoluímos! Para onde evoluímos!

Estamos a caminho de um país com população envelhecida e as poucas crianças e jovens estudam por obrigação até completar o ensino obrigatório e no fim pouco mais sabem do que os que na altura da ditadura ficaram pela 4ª classe!

Os nossos filhos, num futuro próximo, se não houver uma mudança politica na democracia deste país, a quem é que eles vão fazer alvo para descarregar as suas revoltas, por não termos nestes 40 anos preparado um futuro de oportunidades e orgulho de viver num país livre e justo!

Será que as revoluções só se fazem com armas e violência!! O que será que os nossos políticos estudam nas universidades de verão! Seja qual for a sua ideologia politica, deviam prevalecer os princípios de democracia, liberdade, valores éticos, morais e humanos. Como também independentemente da religião ou crença, deve prevalecer a paz, o amor ao próximo, humanitarismo...!

Se ainda somos um pais livre, não totalmente submisso e vendido ao capitalismo estrangeiro, por não se pensa e se age a pensar o que é melhor para os portugueses e para Portugal! Não necessitamos de copiar modelos exteriores que não se adequam a este país à "Beira Mar Plantado".

Portugal tem a mais longa historia mundial e não permitamos que se resuma a 40 anos.

Estamos a perder o orgulho e glorificação à Pátria.