28/04/2014

Discurso: 8 anos de Clube dos Pensadores ( CdP)

(Não me apetecia muito divulgar o texto do meu discurso pelos 8 anos do Clube, tendo em conta o que se passou,mas, de repente, achei por bem fazê-lo)

Peço por favor a vossa atenção para o que vou dizer.

O Clube faz 8 anos e não é nada comparado , por exemplo, com o que faz Sobrinho Simões , médico e investigador que é director do IPATIMUP ((Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) que recentemente fez 25 anos.
Porém o Clube tem feito alguma coisa pela cidadania , não só nos debates , mas também em artigos de opinião, um blogue , publicação de livros e comentário.  Chegando a ter um programa de rádio que dava voz às pessoas e aos seus anseios.
Fazemos isto, faço isto, por bem e pela cidadania. O Clube dos Pensadores ( CdP) é pioneiro na forma como se deve desenrolar um debate. Tempo estipulado para falar, há sempre uma certa tensão e não tornar o tempo aqui passado uma seca. Nada combinado , tudo é possível com o máximo respeito e educação.
Vivo obcecado com não querer cansar as pessoas e com tempos mortos. Procuro sempre vivacidade e interesse acrescido. Fazer debates há 8 anos com esta periodicidade não é para qualquer um.
Estou cansado de provar e ser posto à prova . Vou continuar a fazer debates enquanto puder e conseguir que me deixem.
É uma forma de chamar a atenção com as mais diversas personalidades. Mas todo este leque de notáveis ao  estarem presentes   mostra  também o nível deste Clube .
George Clooney também se acorrentou na embaixada do Sudão nos EUA , para denunciar o que se passa no Sudão e contra o seu presidente Omar Al Bashir.
Luto por uma mudança de mentalidades e comportamentos. Por exemplo,tratar as pessoas pelo seu nome sem títulos académicos é complicado…mas é assim que deveria ser.
Não aprecio muita formalidade e excesso de salamaleques.

Livro de desculpas
Eu namoro com as pessoas não quero casar . Não há obrigação ou pressão para estarem presentes , por outro lado quando deixam de vir por temporadas não podem ser tratados como se viessem sempre.
Se fosse a enumerar todo o tipo de desculpas que as pessoas arranjam para não estarem presentes algumas hilariantes e falsas fazem-me rir ou chorar.


Dificuldades de fazer debates
A mudança de hotel. Tive que me adaptar mas só tenho eu dizer bem do Hotel Holiday Inn e da sua directora Mónica Gonçalves e colaboradores. Depois esta sala é o dobro da anterior , tem que estar muito cheia para dar uma ar confortável. O anterior hotel perto do Metro fazia com que viesse muito mais gente.
Concorrência fortíssima da televisão que também faz inúmeros debates. Dar um programa na televisão à hora que faço o debate. As imitações quer na televisão quer noutros locais. Recentemente houve um programa  com perguntas a primeiro-ministro mas seriadas e controladas , etc. As imitações por vezes não passam de fotocópias , nunca o original.
 Mas o clube consegue sempre ter muita gente e interesse. Toda a gente faz debates .
Por outro lado os jornais , rádios fazem debates e naturalmente promovem o que fazem e não o que os outros fazem.
Se tivesse dinheiro fazia uma espécie de anúncio a informar do debate e estava o assunto resolvido.
Tenho dificuldade de chegar às pessoas e informá-las dos debates e actividades do Clube.  Muita gente por vezes não está presente porque não soube atempadamente.

Recomendações
Já fiz imensas recomendações :
1-  Fazer um programa eleitoral de baixo para cima e não ao contrário. Antes de fazer um programa eleitoral ouvir as pessoas. Ir a um local em vez de falar que é o costume . estar calado e apontar as sugestões e opiniões dos cidadãos.

2-Provedor do Cidadão : O Provedor para além de intervir junto dos serviços municipais, pode ser um veículo de canalizar criticas, propostas e sugestões para melhorar a qualidade de vida da cidade.

3-Pacto na Educação em que não se pode estar sempre a modificar e alterar as regras do jogo consoante os governos . Independentemente de quem nos governa manter por x anos ( um aluno que inicia hoje o 7ºano , manter-se as linhas mestras até ao 12ºano ) . Exames nacionais , cálculo de ponderação de acesso à Universidade , etc.

4- Saúde : pessoas que têm cuidado com a sua saúde , com atitudes preventivas : controle de peso , ter uma vida sã. Isto é , vão regularmente ao dentista , ao médico não por doença mas como medida preventiva , fazem análises clínicas , etc  Esse controle poderia ser feito pelo cartão único . Deveriam ter um bónus fiscal por pouparem dinheiro ao Estado.


Criticas ao Clube
O lado mau sempre a querer insinuar que se faz o clube com segundas intenções ,o nome do Clube Pensadores é muito pomposo e elitista , etc. Convida-se mais gente de direita que esquerda , etc. Preso por ter cão e por não ter. Devias convidar A e não B. Não deixas as pessoas falar e interrompes, etc. Só convidas homens , etc. , etc. Para que fazes isto é uma perda de tempo.

O lado bom – conhecer pessoas boas como vocês, e perceber que o Clube tem mercado e desperta imenso interesse. Ter sempre muita gente nos debates. O normal é uma pessoa com mais de 50 anos não fazer novos amigos e eu com o Clube tenho feito novos e muitos amigos

Imprensa
Só tenho agradecer à comunicação social a cobertura que faz das actividades do Clube dos Pensadores .
Respeito total pela imprensa com liberdade de estarem presentes desde o início até ao fim . E não como acontece muitas vezes . São feitos à porta fechada e passado 5 minutos já se sabe tudo que se passou lá dentro. Procurar que o convidado esteja disponível para ser interpelado pelos senhores jornalistas.
Muitas vezes ao falarem do convidado , ainda recentemente de Teixeira dos Santos passaram imagens do convidado no clube. Isso é muito bom…
Mas também quero fazer um reparo.
Por vezes ao fazerem a peça jornalista chegam ao ponto de dizer «convidado no Porto» estando nós em Gaia. Ignorando o local e quem faz o debate. O convidado não apareceu do Céu! Teve quem o convidasse – Joaquim Jorge e um local para o acolher – Clube dos Pensadores. No mínimo em cada debate deveria haver um parágrafo que focasse isso.
As únicas vezes que me pediram para falar foi quando houve problemas e broncas – ameaça de bomba , com Jerónimo de Sousa , Miguel Relvas e Paula Teixeira da Cruz.
O Clube não pode não deve ficar  associado a Miguel Relvas mas ao que de bom se faz.
Muitos debates não tiveram imprensa e foram um êxito rotundo e quem perdeu foi quem não esteve presente. Por exemplo com Miguel Sousa Tavares , com Odete Santos, D. Duarte, etc.

Eu já deveria ser mais ouvido e escutado, não só, como fundador deste Clube, mas como cidadão galardoado com a medalha de mérito cívico da cidade de Gaia, ex- membro do conselho estratégico de uma universidade , autor de textos, autor de livros, comentador, pela cidadania, dar voz às pessoas, etc.

Para que saibam
No clube não peço nada aos convidados : emprego, benesses, etc. Nem deixo que peçam . Está na minha maneira de ser. Este espaço não serve para isso mas debater ideias e informar as pessoas.
Vou tentar ter gente fora da política. Gente interessante sem ligar muito ao eco que possa ter na imprensa.

Disse,
Joaquim Jorge