29/04/2014

40 ANOS DEPOIS...

Hercília Oliveira 
As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, foram também motivo para comparações nunca dantes feitas. Nunca o antigo regime e o seu maior representante, Salazar, foram tão analisados e comparados.
E, o mais interessante é que se falou como nunca, de um modo respeitoso e por personagens que seria impensável que o fizessem.
Por tudo que me é dado saber sobre o antigo regime e vivenciando o actual, chego à seguinte conclusão:
A primeira república após a monarquia, deixou o país numa situação idêntica à que hoje temos: um caos. Esta situação é bem retratada no livro de Miguel Sousa Tavares, "Rio das Flores".
O anterior regime, Estado Novo, encontrou portanto o país numa lástima a vários níveis.
Durante os 40 anos que se seguiram, foi preciso tirar o país da situação difícil em que se encontrava. Construíram-se mais escolas, hospitais, estradas, pontes e barragens. Foram sendo criadas formas de auxilio a pessoas mais desfavorecidas, dando-se início ao Estado Previdência e ao subsídio de sobrevivência a viúvas que não tinham forma de criar os filhos por falta de poder monetário para isso.
Este subsídio foi depois alargado aos funcionários públicos por Marcelo Caetano.
Poderia aqui enumerar muitas outras mudanças, mas tornava-se cansativo.
Toda a situação económica e social, foi aos poucos evoluindo e o país saiu do caos em que se encontrava sem pedir ajuda externa, usando somente o dinheiro que o país gerava.

Chegou o 25 de Abril, e 40 ANOS DEPOIS:
Temos um país que foi levado ao caos três vezes;  por três vezes teve que estender a mão à "caridade", e com isso desgraçar pela terceira vez a vida da maioria dos portugueses sem que os causadores destes crimes sofram qualquer penalização.
Um dos motivos que alguns apresentam para rejeitar o antigo regime, é que não havia liberdade para falar.
Pois..., acredito que seja verdade e não era justo que acontecesse. Mas a maioria das pessoas não queria saber da política para nada nem sentia essa necessidade.
A reivindicação de falar e reclamar, era feita pelos que queriam o poder e por outras pessoas que acreditavam ( ingenuamente alguns) que o paraíso os esperava.
Hoje, falamos. reclamamos, insultamos, reivindicamos..., e como está o país!?
Falar e reclamar não tem efeito algum; o país está na" fossa" não saindo dela tão cedo e continuando a ser desgovernado por estes parasitas, dificilmente algum dia sairá.
Como diz o povo: " falar não enche barriga". E o povo tem sempre razão.