18/02/2013

Clube dos Pensadores recebe Miguel Relvas

HOJE

Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Miguel Relvas para estar presente no dia 18 de Fevereiro, segunda-feira pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia. O tema : Momento Político.

Miguel Relvas, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares foi o grande estratega da ascensão de Pedro Passos Coelho a líder do PSD e mais tarde a Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional de Portugal.

Apesar do problema com a sua licenciatura e de alguns dossiers controversos como a TAP ( adiada a privatização), RTP ( optou pela reestruturação),conseguiu impor a reforma Administrativa Local

É o Ministro mais político deste governo , zelando pelo bom relacionamento entre o PSD e CDS/PP na coligação governamental e fazendo a articulação do governo com o Parlamento. Tem sido uma mais-valia no diálogo e na manutenção da coligação PSD/PP.

O início de ano está a correr de feição ao Governo em que há uma descida significativa das taxas de juro e um regresso aos mercados antes de Setembro de 2013.
O défice do Estado em 2012 ficou nos 5% ( 8328,8 milhões de euros, abaixo ao limite de 9028 milhões), fixado no programa de ajustamento económico e financeiro.Por outro lado há a possibilidade do aumento de prazos dos empréstimos a Portugal.
Porém , a crise que assola o país com uma austeridade que teima em manter-se , o aumento do desemprego e a dificuldade da retoma de crescimento . O relacionamento com a oposição, pela recusa de todos os partidos : PS, PCP e BE de integrar a comissão sobre a reforma do Estado ( corte de 4000 mil milhões de euros) . As consequências que terá para os funcionários públicos esta reforma . O clima social em 2013 está muito degradado chegando ao ponto de muitas vozes pedirem eleições antecipadas e haver múltiplas convocatórias de variadas manifestações

O CdP já recebeu ao longo dos anos figuras de vários quadrantes políticos e sociais : Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz , Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida , o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes ex- Primeiro- Ministro , o Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros Paulo Portas , o líder do PCP Jerónimo de Sousa , o líder do PS António José Seguro , o charmain da Jerónimo Martins Alexandre Soares dos Santos , Manuel Alegre histórico do PS , o sindicalista Carvalho da Silva , entre outros.

Clube dos Pensadores