22/10/2012

Maria de Belém no Clube dos Pensadores


HOJE
Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Maria de Belém do PS para estar presente num debate no dia 22 de Outubro , pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn. O tema «O papel do PS no contexto político actual ».
Maria de Belém , presidente do PS , ex- Ministra da Saúde e ex- Ministra para a Igualdade nos governos presididos por António Guterres .

Neste momento de austeridade e de crise é importante existir uma oposição que proponha outro caminho e outras políticas . O PS como maior partido da oposição tem essa obrigação.

Haverá alternativa? Os fundamentalistas dizem-nos que a única saída para a crise é este tipo de austeridade, desde que se iniciou a crise as desigualdades agravaram-se e o governo tem atacado o Estado social..

O que se passa actualmente não é derivado unicamente da crise económica, do défice ou da dívida pública , mas também ,da nefasta política de austeridade que nos impõem.É preciso recompor o binómio ajustamento/ crescimento. Unicamente o crescimento poderá reduzir o peso da dívida na economia. É preciso flexibilizar os prazos de aplicação dos objectivos do défice para permitir políticas de impulso à economia.

A este ritmo e com estas políticas até quando temos que esperar para que a taxa de desemprego baixe ? E o desemprego nos jovens? Até 2020? Não podemos continuar assim. Paul Samuelson , prémio Nobel de Economia , diz que o objectivo da economia é melhorar a vida diária das pessoas. Um programa que ponha a economia ao serviço da cidadania é uma tarefa principal de uma sociedade avançada : proteger os mais débeis. É preciso uma alternativa a estas políticas contra a crise que não roube os sonhos e o futuro de muitas famílias.

O Clube dos Pensadores recebeu este ano a Ministra da Justiça , Paula Teixeira da Cruz , a Ministra do Mar , Agricultura , Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas . No 6.º aniversário recebeu Alexandre Soares dos Santos chairman da Jerónimo Martins . E , ainda o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa , Garcia Pereira do MRPP , Odete Santos do PCP , António Barreto , sociólogo e o líder da Fenprof Mário Nogueira.

JJ