21/12/2011

A escalada continua

As novas regras para o despedimento são dadas de uma forma lenta e a conta-gotas mas os portugueses vão sofrer na pele estas medidas anacrónicas e insensatas.

1- A redução dos novos contratos de indemnização de 30 dias para 20 dias por ano, um limite máximo de 12 salários. Será aplicada aos novos trabalhadores

2- A indemnização passa de 20 dias ( vai vigorar poucos meses)para 8 a 12 dias.

3- Além deste tecto , quer impor aos actuais contratos e aos antigos contratos , para quem está no mercado de trabalho há muitos anos.

4- Alegando harmonização com a Europa a compensação será o tempo decorrido ao abrigo da lei antiga e tempo decorrido ao abrigo desta nova lei. Porém não pode ultrapassar 12 meses.

Ora bem aqui é que a porca torce o rabo , quem tem mais de 12 anos de serviço é seriamente prejudicado , imaginem um trabalhador com 30 anos de casa vai perder 18 anos de trabalho.

Com esta medida o governo está a caminho do princípio do seu fim. Onde está o PR Cavaco Silva? Por onde anda Paulo Portas?Onde estão os direitos das pessoas ? A segurança de uma vida normal? Somos objectos ou pessoas? Raios o partam ( o défice) ! Estou farto de desculpas. Ninguém vai preso por querer pagar com mais algum tempo. Bolas! Que governo fraquinho que cede a tudo até a ele próprio.


Os portugueses têm que se insurgir contra estas medidas , mas não chega protestar , tem que se reinventar outras formas de luta que façam ceder este pseudo-governo a mando da Europa. Esta escalada vai destruir o melhor exemplo de pacatez que havia em Portugal - viver em paz com pouco.
Os portugueses têm que exigir um governo que os defenda destas medidas irreais e desconexas num Estado de Direito.

JJ