21/10/2009

Maitê… Maitê, “no qui você si meteu”!


Na verdade Maitê Proença sabe muito pouco sobre Portugal. Ela não sabe que espanhóis e brasileiros não podem nunca fazer certo tipo de comentários sobre os portugueses.
Se aquele vídeo fosse feito por um britânico, um francês ou um cubano, a reacção seria diferente, tudo numa boa! Agora por uma brasileira isso nunca!
Os espanhóis porque são vizinhos, ironizar daquela forma jamais!
Mas mais grave são os brasileiros! Então como é que nós os descobridores, os achadores, tendo-nos tornado perdedores vamos admitir ser ironizados pelo povo que ao ficar independente se tornou num país desenvolvido (quem não o conhece bem não acredita que o é) que não precisa dos portugueses para nada e que se temos cá muitos brasileiros, eles têm lá milhões de portugueses que deixaram Portugal há muitos anos para lá se instalarem e ajudarem a crescer aquele maravilhoso país e que de lá muito ouro veio para manter as extravagâncias da corte. E, então nós com o nosso sempre grande orgulho e complexo de inferioridade vamos aceitar ser ironizados por uma brasileira? Algumas reacções foram tão exageradas que agora então é que eles têm motivos para “gozar” com a nossa cara.
Estando eu mais uma vez de partida para esse país que a seguir ao meu eu amo de paixão, tenho a certeza que como sempre serei recebida com todo o carinho e simpatia que em mais lugar nenhum do mundo se encontra; e com um povo que sobretudo para com os portugueses tem uma deferência que sinceramente alguns não merecem.
E o mais caricato é que ainda há muitos brasileiros que acham que os portugueses por terem mais séculos de existência, mais história e fazerem parte da velha Europa, são mais evoluídos e importantes do que eles.


Hercília Oliveira