22/01/2008

SISTEMA POLITICO



Devíamos ser um povo mais culto e ter cuidado nas escolhas que fazemos quer nos partidos quer nos governos


JOAQUIM JORGE


O sistema político está esgotado a crise vai-se acentuar com as novas leis para eleições autárquicas e legislativas exercendo efeitos muito perniciosos na vida pública. A vida interna dos partidos tem que ser alterada e não pode estar à mercê de: pagamento de quotas; procedimentos eleitorais; formas de militância; listas; sindicatos de voto; democracia interna; tráfico de influências; promiscuidades várias ; etc. . Funcionam como empresas, em que o secretariado nacional é a administração, a comissão política a direcção e a comissão nacional os cargos intermédios, finalmente os militantes de base são os trabalhadores.
O país está cansado dos mesmos políticos e eles não têm ou não querem ter consciência disso. Não é alterando as leis eleitorais que se renova a democracia quer local quer nacional. As pessoas querem caras novas e a alternativa é renovar os rostos daqueles que estão à frente de projectos políticos. O sistema político não permite a renovação dos partidos, a sadia e salutar crítica e contraditório, fomentando alternâncias e alternativas
Esta oligarquia partidária, tem que ser alterada, a indiferença grassa, a naturalização do inevitável e impossibilidade de modificar este estado de coisas terá consequências nefastas no futuro das novas gerações. A política é vista como algo sujo e promíscuo com a retórica de dizer uma coisa e fazer outra.
A culpa é nossa devíamos ser um povo mais culto e ter mais cuidado nas escolhas que fazemos quer nos partidos quer nos governos, e o grau de exigência fosse o devido e não o mal menor.



Publicado hoje na página 5.